Por que você deve usar água desmineralizada para Radiadores?

A água que chega da rua depois do processo de tratamento por filtração apresenta-se praticamente isenta de sólidos em suspensão.

Ademais, ainda assim contém compostos químicos, como sais e ácidos, além de outras substâncias dissolvidas que podem acelerar o processo de corrosão das peças, principalmente as metálicas do sistema de arrefecimento, tais como radiador, bomba d’água, válvulas e aquecedores/radiador de ar quente (saiba mais sobre Ar Quente Automotivo), entre outros.

Portanto, a desmineralização da água é um processo em que se removem os sais minerais dela mediante troca de íons. Que são átomos que perdem ou ganham elétrons durante reações químicas.

Desse modo, é bastante importante que o sistema de arrefecimento do motor, ou da “água do radiador”, esteja preenchido com água desmineralizada e aditivos conforme indicação das montadoras.

A utilização de água comum pode formar depósitos de minerais nas tubulações, causando entupimentos e reduzindo a eficiência do sistema.

Além disso, a combinação de sais e altas temperaturas pode acelerar a formação de corrosão, comprometendo a integridade das peças, e aumentando o risco de falhas graves no motor.

A água desmineralizada, por ser quimicamente pura, oferece melhor desempenho, ajudando a evitar problemas mecânicos e mantendo o sistema de arrefecimento limpo e eficiente. Isso, combinado com aditivos específicos, prolonga a vida útil do motor e proporciona um funcionamento mais seguro e confiável.

Quer saber mais?

Fale com um de nossos consultores.